24 de nov de 2014

Diferença entre bondade e benignidade: você sabe?

Paz a todos,


    Quando comecei a postar eu tinha um blog chamado Buscando a Excelência e lá fiz esta postagem. Como comentaram lá e eu acho que nem todo mundo sabe ou até mesmo que é bom recordar aqui está:


Benignidade


    Benignidade (no grego, "chrestotes") significa uma disposição gentil e graciosa para com os outros. Significa também"excelência de caráter" e "honestidade". É um atributo divino (Mt 11.30; Tt 3.4).




    Jesus Cristo é o nosso modelo de gentileza, pois sempre se mostrou gentil para com os seus semelhantes. No caso da mulher flagrada em adultério (Jo 8.1-11), enquanto os homens se mostravam inflexíveis e exigentes, Jesus revelou a sua benignidade.



Bondade


    Bondade (no grego, "agathosune") significa aquilo que é bom e útil. É a qualidade de generosidade e de ação gentil para com outras pessoas. "Uma pessoa é bondosa quando se dispõe a ajudar aqueles que estão em necessidade" (M. Lutero). A bondade é um atributo de Deus (Sl 107; Mt 19.17).



        "Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. "

Salmos 34:8




    Bondade e Benignidade são termos que estão ligados entre si (Rm 2.4; Ef 2.7). W. Barclay diz que a diferença está no fato de que a bondade pode reprovar, corrigir, exortar (Mc 11.15-18); mas, a benignidade só pode ajudar (Jo 8.10-11).




        " E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." João 8:10-11.


    O Espírito Santo produz em nós uma bondade que é ao mesmo tempo, amável e enérgica.
.


    Uma semana abençoada a todos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário