24 de abr de 2016

A visão do céu Apocalipse Capítulo 4

Paz a todos,

    Depois de ver as sete igrejas do Apocalipse, como  uma visão geral de todas as igrejas, agora no Capítulo 4 de Apocalipse vamos ver a visão de João do trono, dos anciãos e dos animais.

1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
    "Sobe aqui" indica uma visita em espírito (Jo 3.13).
2 E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
3 E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.

    Pedra de jaspe ~ translúcida, como diamante; Sardônica ~pedra vermelho sangueda cidade de Sardes; arco celeste = arco íris (Gn 9.8-17) mostrando que Deus permanece fiel as promessas e a sua misericórdia. 
    Citar as pedras que ele conhecia não significa que eram exatamente estas pedras, mas é uma forma de João tentar explicar o esplendor do que via.

4 E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

    Temos a representação da velha e da nova aliança: as doze tribos de Israel que vieram antes de Cristo e os doze apóstolos que o seguiram. 
    O termo grego usado para coroa é "Sthephanos" = coroa de vitória, utilizada nos jogos olímpicos. Os anciãos eram a liderança da igreja primitiva (At. 20.17).

5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

    Tempestade simboliza poder e glória. Lembre que o número sete representa algo que é completo: o Espírito apresente todas as suas características (Is 11.2).
6 E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

    O mar de cristal simboliza a serenidade do reino de Deus. O termo usado para no meio e ao redor é "mesos; kylos" pode indicar um do lado do outro, ou mais possivelmente movendo-se rapidamente.
    Os quatro seres eram serafins (Is. 6.1-7) que guardam e protegem a santidade divina, por isso tantos olhos para ver tudo que acontece.

7 E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.

    Os animais representavam o que há de mais nobre, forte, sábio e rápido da natureza, formando um carro celestial que conduz Deus pelo mundo (lembre que sempre que aparece o número 4 representa algo sobre o mundo).



8 E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
9 E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,

    Quer saber o que constitui o louvor? Você acabou de ler: conteúdo dinâmico, manifestação, conteúdo visual, luz ... os hinos tem muita força e pra completar tem ações de graça.

10 Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
    Eles ofereciam a sua própria glória.



11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

    Deus é a essência do poder e o manifestou na criação das coisas visíveis e invisíveis (Rm 1.20) e as sustenta (Hb 1.3).

    Começamos a ter com João uma visão dos céus, o que acharam? 

CONTINUAÇÃO: ABERTURA DO LIVRO



Beijos e paz.
Imagens retiradas da internet








By Aline Dutra

2 comentários :